Departamento de Microbiologia e Parasitologia

Piolho, que bicho é esse?

Postado por mipuff em 18/out/2018 - Sem Comentários

Piolho, que bicho é esse?

next arrow

A Oficina “Piolho, que bicho é esse?” é uma atividade vinculada ao Projeto de Extensão homônimo coordenado pela professora Cláudia Uchôa, Subchefe do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF (MIP-UFF).

A oficina é direcionada aos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Niterói , que ao chegarem no Instituto Biomédico, participam de de uma atividade lúdica no auditório.

Nesta atividade, as crianças são imersas em um cenário de investigação para  achar uma solução para o caso.  A seguir, são questionadas a responder perguntas sobre o suposto enigma que se refere a uma infestação por piolho.

Ao término da investigação, a resposta é revelada e as crianças são apresentadas a um conteúdo informativo sobre a pediculose, e  no final participam de um quiz educativo para fixação do conteúdo.

Além dessa atividade, o grupo também é apresentado aos parasitos em uma atividade prática. Nela, as crianças são levadas a um laboratório do MIP  e a partir da microscopia óptica visualizam de forma direta os insetos que tanto ouviram falar na atividade anterior.

A oficina com as  crianças surgiu a partir de uma atividade realizada pela Profa Claudia Uchoa e Prof. Otilio Bastos (atual diretor do Instituto Biomédico), com auxílio dos estudantes, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011,

Naquela ocasião a oficina foi  realizada na forma de teatro. A peça demonstrava a vida fictícia de uma família de piolhos vivendo no couro cabeludo de um ser humano. Após a apresentação, as crianças eram divididas em grupos para  realizar as  atividades lúdicas, as quais conscientizavam os participantes sobre as formas de transmissão e os cuidados necessários para o controle da pediculose.

Atualmente, o evento ocorre de 2 a 3 vezes por semestre e conta com a participação de bolsistas do projeto e alunos voluntários, além de outros professores do departamento.

Rua Professor Hernani Melo n.º 101,
São Domingos – Niterói – RJ